terça-feira, 8 de dezembro de 2009

TEXTO DA SEMANA: JOSÉ SERRA

Publico para conhecimento dos amigos e admiradores, um texto interessante que captei na Folha de São Paulo, de autoria do Governador e pré candidato à Presidência, José Serra.


VISITA INDESEJÁVEL
José Serra

Artigo publicado na Folha de S. Paulo, em 23/11/2009




O mesmo país que tentou oferecer segurança e consolo a vítimas do Holocausto estende honras a quem banaliza o mal absoluto?

É DESCONFORTÁVEL recebermos no Brasil o chefe de um regime ditatorial e repressivo. Afinal, temos um passado recente de luta contra a ditadura e firmamos na Constituição de 1988 os ideais de democracia e direitos humanos. Uma coisa são relações diplomáticas com ditaduras, outra é hospedar em casa os seus chefes.

O presidente Ahmadinejad, do Irã, acaba de ser reconduzido ao poder por eleições notoriamente fraudulentas. A fraude foi tão ostensiva que dura até hoje no país a onda de revolta desencadeada. Passados vários meses, os participantes de protestos pacíficos são brutalizados por bandos fascistas que não hesitam em assassinar manifestantes indefesos, como a jovem estudante que se tornou símbolo mundial da resistência iraniana. Presos, torturados, sexualmente violentados nas prisões, os opositores são condenados, alguns à morte, em julgamentos monstros que lembram os processos estalinistas de Moscou.

Como reagiríamos se apenas um décimo disso estivesse ocorrendo no Paraguai ou, digamos, em Honduras, onde nos mostramos tão indignados ao condenar a destituição de um presidente? Enquanto em Tegucigalpa nos negamos a aceitar o mínimo contacto com o governo de fato, tem sentido receber de braços abertos o homem cujo ministro da Defesa é procurado pela Interpol devido ao atentado ao centro comunitário judaico em Buenos Aires, que causou em 1994 a morte de 85 pessoas?

A acusação nesse caso não provém dos americanos ou israelenses. Foi por iniciativa do governo argentino que o nome foi incluído na lista dos terroristas buscados pela Justiça. Se Brasília tem dúvidas, por que não pergunta à nossa amiga, a presidente Cristina Kirchner?

Democracia e direitos humanos são indivisíveis e devem ser defendidos em qualquer parte do mundo. É incoerente proceder como se esses valores perdessem importância na razão direta do afastamento geográfico. Tampouco é admissível honrar os que deram a vida para combater a ditadura no Brasil, na Argentina, no Chile e confratenizar-se com os que torturam e condenam à morte os opositores no Irã. Com que autoridade festejaremos em março de 2010 os 25 anos do fim da ditadura e do início da Nova República?

O extremismo e o gosto de provocação em Ahmadinejad o converteram no mais tristemente célebre negador do Holocausto, o diabólico extermínio de milhões de seres humanos, crianças, mulheres, velhos, apenas por serem judeus. Outros milhares foram massacrados por serem ciganos, homossexuais e pessoas com deficiência. O Brasil se orgulha de ter recebido muitos dos sobreviventes desse crime abominável, que não pode ser esquecido nem perdoado, quanto menos negado. O mesmo país que tentou oferecer um pouco de segurança e consolo a vítimas como Stefan Zweig e Anatol Rosenfeld agora estende honras a alguém que usa seu cargo para banalizar o mal absoluto?

As contradições não param por aí. O Brasil aceitou o Tratado de Não Proliferação Nuclear e, juntamente com a Argentina, firmou com a Agência Internacional de Energia Atômica um acordo de salvaguardas que abre nossas instalações nucleares ao escrutínio da ONU. Consolidou com isso suas credenciais de aspirante responsável ao Conselho de Segurança e expoente no mundo de uma cultura de paz ininterrupta há quase 140 anos com todos os vizinhos. Por que depreciar esse patrimônio para abraçar o chefe de um governo contra o qual o Conselho de Segurança cansou de aprovar resoluções não acatadas, exortando-o a deter suas atividades de proliferação?

Enfim, trata-se da indesejável visita de um símbolo da negação de tudo o que explica a projeção do Brasil no mundo. Essa projeção provém não das ameaças de bombas ou da coação econômica, que não praticamos, mas do exemplo de pacifismo e moderação, dos valores de democracia, direitos humanos e tolerância encarnados em nossa Constituição como a mais autêntica expressão da maneira de ser do povo brasileiro.

JOSÉ SERRA, 67, economista, é o governador de São Paulo. Foi senador pelo PSDB-SP (1995-2002) e ministro do Planejamento e da Saúde (governo Fernando Henrique Cardoso) e prefeito de São Paulo (2005-2006).

SPORT, Campeão Brasileiro de 1987



Futebol é assim mesmo, cada clube tem suas fases.
Claro que quanto mais estruturado e mais profissional for a sua gestão, maior é a possibilidade de resultados e manutenção na elite do futebol brasileiro.
Por isso que dificilmente veremos clubes como São Paulo, Flamengo e Internacional serem rebaixados. Podem até terem suas crises, não nunca (minha opinião) chegará ao ponto de um rebaixamento.
Os demais, todos estão quase no mesmo nível.

Fiz esse preâmbulo, mas no fundo o que queria dizer, para acabar (nunca vai acabar, e futebol tem esse lado gostoso da polêmica) com as dúvidas de quem foi o campeão em 1987.

Eu sou rubro-negro pernambucano, mas quem afirma o título de 1987 é a própria CBF.
Logo, para os desavisados, vá lá no site da entidade e faça a consulta. O Flamengo conquistou o PENTA campeonato em 2009. Penta!

Pois não há registro na CBF de seis títulos para o Flamengo.

É só consultar a página que está atualizadíssima.

Clique aqui: http://www.cbf.com.br/php/campeoes.php?ct=1

O Sport foi rebaixado! E daí. Corinthians, Fluminense, Vasco, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio, Atlético-PR, Avaí, Vitória e Barueri, para citar, são clubes que vieram de lá ou já foram e voltaram, assim como o Sport já foi duas vezes e voltou (como campeão e vice, cada uma vez).

E voltará, pois tem patrimônio e torcida no Brasil todo.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A Torre empobreçe...

Para não dizer que não alfinetei hoje, vou dar mais uma estocada no Prefeito da Capital.
Mas não sou eu que estou inventando, isso está nos noticiários e aos olhos cansados da população.

De canto a canto em João Pessoa, o que enxergamos é abandono. É verdade que temos algumas obras de fachada, mas o abandono é visível em todos os bairros: Centro, Torre, Bessa, Manaíra, Geisel, Valentina, Oitizeiro e por aí vai...

Hoje mesmo moradores revoltados, denunciaram que um enorme buraco (mas é enorme mesmo!) está tirando o sono e a paciência dos moradores daquele outrora tranquilo e valorizado Bairro da Torre.

A cratera é tão grande, que alguns dizem que dá para enterrar a inútil Estação Ciências, e mesmo assim não a enche, sobra muita vaga.

Pode ser que o lixo da cidade, a preço de ouro, dê uma pequena contribuição àquela cratera.

Para sorte do tal Mago, os moradores da Beira Rio também se revoltaram hoje e interditaram trechos da avenida, em pleno horário de pique, desta feita, revoltados com a (in)competência da CAGEPA da (des)administração estadual, que há tempos não resolve um problema de vazamento de esgoto na localidade, deixando crianças, adolescentes e moradores expostos às doenças que virão com certeza.

Mas a CAGEPA de cinco em cinco minutos faz propaganda na televisão, parecendo para os desinformados, que é a melhor empresa do ramo no Brasil.

E para terminar, um aviso (diante da revolta que moradores estão denunciando): vai acontecer uma tragédia na Tancredo Neves. A rua (aquilo não pode mais ser chamada de avenida, diante dos 5 anos de abandono) está uma lástima, intransitável e tem um enorme buraco provocando em alguns trechos o trânsito em apenas uma das mão. Com engarrafamento, o perigo fatal é menor, o trânsito fica insuportável, irritante, mas o risco de acidente diminui. Mas em horáros de menor engarrafamento, há o risco de um veículo se chocar com outro ou com um moto, pois isso acontece em uma curva que não dá para ver quem vem ou vai, só quando estão há uns 5 metros um do outro. Vai ter confusão.

Vou trazer fotos para colocar aqui no blog.

Serra e Lula, 2010.

Pesquisa revelada hoje em todos os meios jornalísticos do Brasil, apontam para duas situações que rumam para o "imutável": A popularidade de Lula e a vitória de José Serra em 2010.

Os números da pesquisa CNI-IBOPE indicam que a popularidade de Lula continua em alta. Há tempos em que ela flutua sempre acima dos 70%. E não há mais tempo para mudança desse panorama. Entre outros, pela falta de motivos negativos. Salvo alguma catástrofe ou fatalidade.

Mas algumas coisas etão bem visíveis para a população brasileira: 1) ninguém mais a manobra; 2) a popularidade de Lula é personalística, pertence a ele e pronto; 3) tem que haver mudanças e rodízio de poder.

Prova disso é que, a ex-Guerrilheira Dilma Rousseff não caiu na graça do povo brasileiro, o mesmo que carrega nosso atual Presidente nos braços.

Serra, que na pesquisa anterior tinha 35% da preferência do eleitorado, agora tem 38%. É verdade que Dilma teve um crescimento também, mais devido à possível desistência ou indefinição do papel de Ciro. A soma de todos os possíveis candidatos não atingem o percentual do Governador de São Paulo, considerando apenas os votos válidos e ou definidos.

Em plena virada do ano...

SELEÇÃO BRASILEIRA



Em razão das emoções guardadas para o final de semana, rodada decisiva do Campeonato Brasileiro da Série A, não fiz nenhum comentário sobre a Seleção Brasileira e o sorteio realizado na 6a feira na África do Sul, onde foram definidos os grupos e jogos da 1a fase da Copa do Mundo de futebol, em 2010.

Falarei mais sobre o assunto oportunamente, mas anotem aí:

GRUPO G: Brasil, Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.

Dia 15.06.2010 (3a feira)
Brasil x C. do Norte

Dia 20.06.2010 (Domingo)
Brasil x Costa do Marfim

Dia 25.06.2010 (Sexta-Feira)
Portugal x Brasil

É considerado um grupo forte.
Na minha opinião, é do tipo 8 ou 80%. Sem moleza!

Mais Futebol: Ressaca e revolta.



Foi assim que o brasileiro amanheceu hoje, segunda-feira, depois de um final de semana decisivo no futebol.
De ressaca e revoltado.
A ressaca atingiu os que ganharam, os que perderam e os que não tinham mais nada a ganhar (ou perder), mas amanhaceram em outra realidade (Libertadores, Sul Americana, rebaixamento, etc).
Mas o que mais marcou o dia foram as imagens e a revolta do povo brasileiro contra os episódios presenciados ontem, principalmente em Curitiba, no Estádio Couto Pereira. Em segundo plano, a briga de facções de uma mesma torcida (a do Flamengo enquanto comemoravam o título).
O Estádio Couto Pereira aparentava uma cena trágica, a de um tsunami que passou e levou tudo, levando até  a honra dos curitibanos, deixando apenas as marcas da vergonha.
E o Brasil inteiro condenou, de ponta a ponta.
Espera-se agora, no mínimo, uma punição severa por parte da CBF e uma rígida apuração policial para verificação ao máximo dos principais responsáveis pela "guerra medieval".
Mas para nós nordestinos, acostumados ao desprezo e ao preconceito da coletividade futebolística do sul, que domina a CBF, emissoras de televisão e tudo mais, ficará a sensação de que, qualquer que seja a punição, será pouco para o que vimos e para o que fariam conosco, se os fatos tivessem ocorridos aqui na região.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Falsificaram mais uma!

Nas eleições do Diretório Municipal do PT em João Pessoa, pasmem! A turma do Mago agiu novamente.
Não é que a "companheira" Elisa Mineiros, professora e filiada ao PSB votou na chapa vitoriosa do PT, comandada por Antônio Barbosa.
Com dupla filiação, por Lei ela deveria não podera votar.
Sei não... Essa turma atua em todas!
E vale tudo para ganhar alguma coisa.

Representantes dos Movimentos Sociais se rebelam contra a PMJP por mais um golpe

Isto mesmo.
Eu já disse aqui. O mar não está para peixe.
Pois bem, antigos aliados, hoje não convidem mais para sentarem na mesma mesa o Mago Ricardo e os Movimetos Sociais. É pau na certa.
Acostumado a dar golpes e falsificar atas, a turma do Mago que estava organizando hoje a Conferência das Cidades de João Pessoa, se retiraram da plenária em protesto contra um golpe promovido pela turma do mal.
Todos os representantes das entidades sociais presentes à Conferência das Cidades de João Pessoa se retiraram no final da tarde deste domingo do auditório da Estação Ciência acusando a Prefeitura de João Pessoa de “ querer dar um golpe contra os movimentos populares” para fazer vingar seus delegados na referida conferência.

A rebelião teve como um dos cabeças o coordenador do Movimento de Moradia de João Pessoa, Paulo Sérgio. Ele acusou: “a equipe do prefeito de João Pessoa de tentar interferir no consenso criado entre as entidades representativas do movimento popular o que não aceitaremos de forma nenhuma”.

- Mais de sessenta por cento dos movimentos populares está fora da Conferência e não admitirá esse golpe de Ricardo Coutinho, afirmou o também filiado do PT.

Pois é, lembram quando eu falei aqui e em outras ocasiões que esse negócio de Orçamento Participativo era tudo balela!

Pois é, quando se quiser fazer uma coisa, é assim: contrata-se ônibus (precisa contratar não, ele tem as empresas na mão...) e enchem-no de membros da "turma do Mago", que vai ser claque em algum lugar. É assim no Orçamento Participativo: uns poucos desavisados, 98% são "contratados" e vão lá para fazer "maioria" e aprovar o que eles querem.

E ainda chamam isso de governo participativo!

Principalmente de quem se diz admirador de Stalin e Hitler.

Cícero na China

O pré-candidato pelo PSDB ao Governo do Estado, Senador Cícero Lucena está viajando Continente afora.
Está na China.
Alguns portais publicaram em tom de brincadeira que, perguntando ao Deputado João Gonçalves o que ele teria ido fazer lá num momento deste, de pura adrenalina política, João teria dito de pronto: "foi abrir os olhos", ou, "foi aprender a como lidar com traíras".
Isso saiu nos portais. Claro que tem um tom de brincadeira. Mas cuidar não custa nada.
Cícero, que é honesto e homem sério, relioso, tem se comportado educadamente até agora. Alguns acham que ninguém suportaria o que ele silenciosamente vem suportando.
Mas ele está certo. Certíssimo... Para nosso desespero, pois as vezes ficamos torcendo para ele explodir, reagir.
Um homem que teme à Deus, que ora, sabe na suas reflexões o sinal que vem lá de cima. E tudo tem o seu tempo: o de plantar, o de colher...
É um homem de família que merece o maior respeito do povo paraibano. E tem!
Vem com forças renovadas pra o embate.
E tem uma forte e honrosa missão da Executiva Nacional do seu Partido.

Cabra Safado! Eu te pego!

Estranho. Mas de uma hora para outra sumiu dos portais a notícia e o video em que aparece o Mago Ricardo Coutinho lançando impropérios e destilando toda sua ira característica em cima do hoje Deputado Federal Luiz Couto.
Isto, o mesmo Luiz Couto que hoje tenta canonizar o admirador de Hitler e Stalin, e Mago por profissão.
Mas ainda dá para ver a notícia no site abaixo e baixar o vídeo.
http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20091204020946



Para mim, nenhum dos dois merecem ou apenas os dois se merecem... Mas João Pessoa não merece nenhum deles!

Futebol: Coritiba, que vergonha Curitiba!

O Coritiba foi rebaixado, em Curitiba.
E que vergonha. O nosso futebol está precisando de leis severas. Aliás, o nosso País.
Eu até que estava torcendo pelo time, pois assim como os nossos times do nordeste, era um dos discriminados pela imprensa do eixo Rio-São Paulo.
Mas o empate foi merecido para o Fluminense, que teva capacidade de reação até os milésimos segundos finais do campeonato.
Mas a cidade de Curitiba (essa confusão de nome é assim mesmo e não vem ao caso agora explicar aqui, para quem não sabe...) deu uma demonstração vergonhosa ao reagir com violência ao final do jogo.
Os torcedores curitibanos do Coritiba, invandiram como guerreiros selvagens em terra sem lei o estádio de futebol, prontos a provocarem o extermínio de quem encontrassem pela frente.
Se não bastassem as bárbaries, e na falta de adversários, começaram a brigar entre si.
Fora, marginais!
Um ano sem jogo naquele campo, e para o Coritiba, um ano sem jogar na cidade de Curitiba, é pouco!

FLAMENGO, Penta Campeão Brasileiro

Parabéns Flamengo.
Penta Campeão. Merecido... bom, tudo quando se conquista é merecido, mas o campeonato foi duríssimo este ano.

E porque penta: é só consulta a CBF. Em 1987 o campeão foi o Sport Recife, queiram ou não.

Eleições no PT municipal

Não sei ainda quem ganha. Vi que as urnas vão ser abertas daqui a pouco.
Como sempre, digo e repito, partidarizam até dentro dos outros partidos.
Dizem que um grupo é Maranhão e outro é Cássio (não vou dizer que é Ricardo, pois este só tem voto por causa de Cássio!).
Mesmo assim, vou dizer: torço pelo meu companheiro bancário Fernando Lopes.
Honesto. Tomara que Alá o ajude e o afaste dessa turma, ao ganhar.

Ah Tancredo Neves

Eu vou repetir.
A cidade está abandonada. O prefeito está em campanha (e que campanha cara, que alguns questionam se não tem dinheiro público envolvido) e a nossa Capital está abandonada.
Jà não basta os bandidos tomando conta, o cidadão tem que conviver com um trânsito caótico, imposto alto, sáude péssima e ruas abandonadas.
Vejam bem, se o Dr. Tancredo Neves, o Presidente que o Brasil não viu estivesse vivo, estaria revoltado com a avenida que tem o seu nome.
Péssima, abandonada, esburacada e com um trânsito insuportável, em todas as horas.
Por ironia ou proposital, a sua continuidade é o Retão de Manaíra. Ah Retão!!!
Rica, bonita e triplicada...
Toda dourada...
Também, não foi para nos agradar, mas sim para facilitar todos os mortais irem às compras no Shopping.
Como o Prefeito advinhou que os mais mortais dos mortais tem carro, mesmo o assalariado e sem renda das comunidades, ele pavimentou o seu futuro naqueles 3km de pista. E quem sabe fez caixa para a campanha.
Mas tudo isso será devidamente esclarecido, na hora certa.
Prometo colocar uma fotos aqui para mostrar a contradição.

SEDEX 10, correspondência 0 (zero)!

Recente divulgação dos órgãos de proteção ao consumidor revelaram quais os setores preferidos nas reclamações do brasileiro: telefonia, operados de tv por assinaturas, bancos, etc.
Concordo, e como concordo.
Acho que todo brasileiro já foi vítima desses setores, ou seja, de empresas que os compõem.
Mas acho que tem alguma esquisita nesse levantamento.
Estão esquecendo ou não estão contemplando nas reclamações o serviço prestado pela nossa outrora Agência dos Correios.
Ou então, por ser um serviço ainda vinculado ao Governo Lula, estão escondendo as coisas.
Pois ninguém de sã conciência hoje daria mais nota 10 para os Correios.
Faço resssalva que o setor SEDEX (àquele que só paga quem pode e dá muito lucro, não é destinado aos mortais) funciona. E só...
Todos os dias nós ficamos esperando as contas a pagar (a receber não chega nunca, isso não existe e nem nos pertence...), e nada.
Tem semana que não chega nenhuma correspondência. Depois, chega tudo acumulado.
Tem internet, sim. Mas não dá para decorar tudo... Ainda mais porque temos outras coisas para se ocupar.