terça-feira, 24 de novembro de 2009

Quando a maré não tá pra peixe...

Interessante como as coisas mudam da noite para o dia.
Há uns 3 meses atrás, a situação dos três principais concorrentes (ou pré-candidatos como gostam de dizer...) era assim: Ricardo favorito, Maranhão tentando juntar os cacos do (des) governo para sobreviver e Cícero mero candidato simbólico. Isso na opinião da maioria da imprensa (algumas à serviço...).

Mas uma batalha (eleição) se ganha com munição e não só com gritos. Até porque o silêncio as vezes incomoda mais que muitas palavras.

E foi no silêncio que as coisas começaram a mudar.

Ricardo esbravejou, mandou "aliados" seus esbravejar, cantar vitória por aí, minar candidaturas de outros, principalmete daquele que ele iria poderia precisar num momento lá adiante. E não teve força nem para essa estratégia arriscada, nem para derrubar Maranhão.

Resultado: enquanto percebe a candidatura dos seus oponentes se firmando, crescendo, está começano a ficar isolado. Seja pelos apoios pessoais seja pelos apoio das siglas. A tendência agora é o PSB aqui no Estado navegar sozinho...

E dependendo do rumo Nacional, sozinho e só!

Enquanto isso, na verdade o que teremos é uma campanha polarizada a partir da eleição para Presidente da República. Como o PSB deverá desistir de Ciro Gomes (que está fazendo beiçinho para Lula, fingindo que apoia Aécio), teremos um aglutinamento em torno do PT e do outro lado, o PSDB-DEM. Nos Estados, idem. Como aqui não temos PT (já disse, essa sigla existe para se escorar, pois não tem voto e nem peso), será o PMDB com Maranhão de um lado contra a oposição.

E quem reúne condições para ser oposição nesse cenário... O Senador Cícero Lucena, com o aval, o apoio, o respaldo e a força da candidatura que já se desenha vitoriosa (reconhecida até por Lula), de JOSÉ SERRA, com Aécio, DEM e tantos outros que se juntarão pelo clima do já ganhou.

E como clama o título, a maré não tá para peixe: em todos os portais o que mais se lê é que o aniversário do Prefeito passou tão em branco, que o destaque ficou por conta dos sucessivos revés sofridos de ataques, gozações e problemas na justiça ou Ministério Público. Explico melhor: Maranhão vai a uma rádio e ao invés de rebater acusações do Mago, manda-lhe debochadamente um "feliz aniversário". Enquanto isso rola processo no TRE quanto aos brindes, acusações de que o lixo é peso de ouro, que o dinheiro do FUNDEB está mal explicado ou difícil de explicar, acusações de campanha antecipad com recursos públicos, etc, etc.

E prometem mais contra ele.

Isso tudo porque são apenas "pré-candidatos". E quando 2010 chegar...


Quem terá mais munição nesse universo silencioso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua colaboração, depois de analisado pelo moderador ela será publicada.